Vacina - meaning and definition. What is Vacina
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is Vacina - definition

PREPARAÇÃO BIOLÓGICA
Vacínia; Vacinas; Produção da vacina

Vacina         
f.
Doença eruptiva e própria das vacas.
Humor especial, extrahido das pústulas produzidas por essa doença, e que, inoculado numa pessôa, a preserva da varíola.
Vacinação.
Ext.
Inoculação de um vírus, como preservativo de qualquer doença contagiosa.
(Lat. "vaccina")
vacina         
sf (lat vaccina)
1 Qualquer espécie de vírus atenuado que, introduzido no organismo, determina certas reações e a formação de anticorpos capazes de tornar imune esse organismo contra o germe utilizado.
2 Linfa especial de pústulas provocadas no vitelo e que, inoculada em uma pessoa, a torna imune à varíola.
3 Vet V varíola bovina.
4 Inform Utilitário de software usado para verificar a presença de vírus e sua remoção
V. bacterial: o mesmo que bacterina
V. BCG (abreviatura de Bacilo de Calmette e Guérin): vacina que produz imunidade contra a tuberculose. É produzida de uma linhagem bovina do bacilo de Koch, enfraquecida pela cultura num meio preparado com glicerina e bílis
V. Sabin: vacina que, administrada oralmente, proporciona imunização eficaz contra a poliomielite. Consiste em vírus vivos cultivados em ovos embrionários e atenuados com formaldeído.
vacínia         
sf (vacina+ia2)
1 O mesmo que vacina, acepção 3.
2 Reação benigna do organismo humano ao vírus da vacina, manifestada por erupções pustulosas generalizadas ou apenas no ponto de inoculação do soro vacínico.

Wikipedia

Vacina

Vacina é uma preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença particular. Uma vacina tipicamente contém um agente que se assemelha a um microrganismo causador de doenças e é muitas vezes feita de formas enfraquecidas ou mortas do micróbio, das suas toxinas ou de uma das suas proteínas de superfície. O agente estimula o sistema imunológico do corpo a reconhecê-lo como uma ameaça, destruí-lo e a manter um registro seu (memória imunológica) para que possa mais facilmente reconhecer e destruir qualquer um desses microrganismos que mais tarde encontre. As vacinas podem ser profilácticas (exemplo: para prevenir ou melhorar os efeitos de uma futura infecção por qualquer patógeno natural ou "selvagem"), ou terapêuticas (por exemplo, vacinas contra o câncer estão a ser pesquisadas).

A administração de vacinas é chamada vacinação e sua eficácia tem sido amplamente estudada e verificada; por exemplo, a vacina contra a gripe, a vacina contra o HPV e a vacina contra a varicela. A vacinação é o método mais eficaz de prevenção de doenças infecciosas, e a imunidade generalizada devido à vacinação é amplamente responsável pela erradicação mundial da varíola e pela restrição de doenças como poliomielite, sarampo e tétano em grande parte do mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) relata que vacinas licenciadas estão atualmente disponíveis para prevenir ou contribuir para a prevenção e controle de 25 infecções.

Os termos "vacina" e "vacinação" são derivados de Variolae vaccinae (varíola da vaca), o termo inventado por Edward Jenner para denotar a varíola bovina. Em 1881, para homenagear Jenner, Louis Pasteur propôs que os termos fossem estendidos para cobrir as novas inoculações protetoras então em desenvolvimento.